Mole Mania


Uma das vantagens das lojas como a eShop é o re-lançamento de jogos antigos que, nos tempos onde a internet não tinha a dimensão de hoje e imensos jogos não tinham qualquer destaque nas revistas,  caíam facilmente no esquecimento. Mole Mania é um desses jogos, um tesouro perdido no vasto catálogo da Game Boy, um jogo produzido por Miyamoto que merece a nossa atenção.

A premissa é bastante simples: Muddy Mole (uma toupeira com imenso estilo) tem de salvar a família de Jinbe, um agricultor com uma cara estranhamente familiar, e para tal terá de ultrapassar os diversos níveis, que nada mais são que puzzles. Não temos muitas armas ou movimentos à nossa disposição, e como uma boa toupeira a nossa principal habilidade é a de escavar túneis, escapando assim dos diversos inimigos. Podemos ainda empurrar, puxar e atirar objectos, e até podemos eliminar os inimigos com o que encontramos a nosso dispor.

Os níveis estão sempre a mostrar novas questões, não repetindo o mesmo enigma demasiadas vezes, e sabe introduzir novos problemas. Os níveis mudam bastante até visualmente, representando vários universos. Temos ainda a possibilidade de completar os níveis a 100% ao encontrar todos os segredos, inimigos e níveis bónus.

É fácil ver as diversas influências que Miyamoto transportou para este jogo, onde se destacam algumas referências a The Legend of Zelda: Link's Awakening. Durante o jogo também vamos lidando com puzzles e inimigos que nos invocam memórias de outros jogos. A própria banda sonora é viciante e leva-nos a outros tempos, onde até os inimigos, por muito estranhos que fossem, eram bem recebidos.


Onde o jogo prima é pela sua simplicidade, um pouco à semelhança de Pullblox e Fallblox. É fácil de pegar nele, jogar alguns níveis e, através do sistema da Virtual Console, salvar em qualquer altura, ele torna-se ainda mais transportável que originalmente. São bastantes os motivos que tornam o jogo interessante, principalmente para quem procura quebra cabeças únicos!


Latest in Sports