Flash Reviews: Brain Training

Um dos maiores fenómenos da Nintendo DS, Dr. Kawashima's Brain Training lançou a moda dos brain teasers muito antes destes se tornarem uma praga – hoje em dia há tantos, especialmente nos mercados dos telemóveis, que é praticamente impossível descobrir quais valem a pena. Naturalmente, este também não foi o único título da série (havendo até um para a Nintendo 3DS já disponível no Japão) pelo que aqui apresentamos um conjunto de pequenas análises de outros jogos disponíveis para a Nintendo DS e o serviço DSiWare.

More Brain Training (Nintendo DS)


Para quem já conhece Brain Training, esta sequela oferece praticamente as mesmas mecânicas do original, mas um conjunto de desafios completamente novos. O jogo estimula bastante a concentração, sendo muitas vezes necessário prestar atenção a várias coisas em simultâneo. Este é um dos motivos pelos quais esta versão se mostra superior à anterior, mas também porque os desafios são mais divertidos. No fim do treino diário, é desbloqueado um minijogo inspirado no clássico Dr. Mario, para ajudar a relaxar o cérebro. Mas a melhor distracção mesmo é o novo conjunto de puzzles de Sudoku que vêm incluídos com o jogo. Até hoje, este permanece o melhor título da série disponível, mas continua um pouco limitado para quem quiser mais do que uma sessão curta de jogo.

Brain Training: Maths Edition (DSiWare)


Esta é uma de duas edições "miniatura" que a Nintendo lançou no serviço DSiWare, oferecendo um conjunto de exercícios diários focados em operações matemáticas. Quem gostava de fazer contas nos outros jogos, já sabe com o que pode contar. Os outros ficarão melhor servidos com a versão "Arts Edition", mais focada em exercícios de leitura e desenho. A principal novidade deste título é a inclusão de uma pequena brincadeira com a câmara, que sugere temas para fazer uma expressão facial e registar numa foto que ficará guardada num álbum – algo que se torna bastante divertido quando se empresta o jogo aos amigos para reunir uma coleção de poses dramáticas. Apesar de ser apenas uma amostra do que os títulos da DS têm para oferecer, este Maths Edition poderá ser o suficiente para entreter a maioria dos jogadores.

Brain Training: Sudoku (DSiWare)


O melhor dos jogos Brain Training na DS foi a inclusão de um conjunto de desafios Sudoku. Graças ao ecrã tátil da consola e as capacidades de reconhecimento de escrita desenvolvidas pela Nintendo, esta tornou-se a melhor forma possível de jogar Sudoku, batendo até a concorrência do papel. Não é de espantar, então, que a Nintendo tenha decidido publicar no serviço DSiWare um título da série dedicado exclusivamente ao Sudoku, com um vasto conjunto de puzzles em diferentes graus de dificuldade. Graças aos dois ecrãs, é sempre possível ver a grelha completa, enquanto se vai preenchendo manualmente cada um dos quadrados como se de uma folha de papel se tratasse – caracteres pequenos são interpretados como anotações, caracteres maiores interpretados como a resposta do jogador. A interface de jogo é realmente o ponto forte que destaca este título da restante oferta de jogos de Sudoku e que faz desta a escolha obrigatória para os fãs deste tipo de puzzle.

Latest in Sports