Notícias

Análises

17 de abril de 2012

O Louvre substitui guias áudio por consolas Nintendo 3DS

Consultar um mapa interativo do museu Louvre. Ver vídeos e fotos das obras de arte modeladas em 3D. Criar itinerários personalizados para as diferentes exposições. Estas são apenas algumas das funcionalidades proporcionadas pelo Audioguide Louvre – Nintendo 3DS, uma ferramenta desenvolvida pela Nintendo para que os visitantes do famoso Louvre, em Paris, possam aprofundar os seus conhecimentos de arte de forma simples e divertida.

Graças às funcionalidades da Nintendo 3DS, que incluem imagens e animação em 3D, o guia contém um mapa interativo que permite aos visitantes verem exatamente onde estão no museu. O guia versátil pode ainda ser adaptado aos gostos de cada um e contém mais de 700 comentários gravados pelos curadores e conferencistas do museu que permitirá aos visitantes descobrirem mais sobre as coleções do Louvre e a história por detrás do próprio edifício.

“Agrada-me particularmente que a nossa colaboração com a Nintendo se tenha traduzido nesta iniciativa de contar com um guia áudio integrado na consola Nintendo 3DS” declarou o administrador geral do Louvre, Hervé Barbaret, a propósito desta ação. “A Nintendo tem mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento de jogos e consolas e pensamos que este novo guia áudio é uma ferramenta valiosa que ajudará a fazer de uma visita ao Louvre uma experiência mais dinâmica e enriquecedora, especialmente para os que não estão tão familiarizados com o ambiente de museu.”

AUDIOGUIDE LOUVRE/NINTENDO 3DS – CARATERÍSTICAS


A visita autoguiada
Inclui mais de 700 comentários áudio e fotografias, muitas em alta definição. Com explicações simples e envolventes, os especialistas do Louvre oferecem aos visitantes informações de fundo para os ajudar a entender melhor as obras em exposição.

As obras essenciais 
Uma seleção das maiores obras de arte destacadas no mapa interativo, para garantir que os visitantes não perdem as obras mais importantes do museu. Estes podem criar o seu próprio itinerário através do museu para descobrirem as obras de arte que querem ver.


Visitas para ajudar a descobrir o museu 
Existem duas visitas temáticas à disposição, concebidas especialmente para quem visita o Louvre pela primeira vez. Cada visita dura aproximadamente 45 minutos:
  • “Obras de arte”  – Esta visita permitir-lhe-á (re)descobrir as obras de arte mais famosas do museu como a Mona Lisa do Leonardo da Vinci, aVénus de Milo e Vitória de Samotrácia, guiado, passo a passo, por algumas das salas mais prestigiadas do Louvre.
  • “Egito para toda a família” (em breve) – Tão cómica quanto informativa, esta visita oferece uma perspetiva sobre o povo egípcio, a área em torno do Nilo, o trabalho dos camponeses e artesãos e ainda sobre o poder dos faraós. Os visitantes serão encorajados a observar as obras mais detalhadamente e a tentar perceber os objetos em exposição. Ao longo da visita verão também os seus conhecimentos testados, com perguntas integradas em jogos multimédia.
Visita adaptada (em breve) 
Comentários acessíveis a visitantes com deficiências: os deficientes auditivos podem aceder a uma visita guiada em vídeo com linguagem gestual (em francês) que se foca nas maiores obras do Louvre. Os deficientes visuais podem visitar a galeria de “toque especial”.

Visitas às exposições temporárias 
Até 25 de junho de 2012, os visitantes podem descobrir os misteriosos segredos revelados na exposição “Le Sainte Anne, l’ultime chef-d’oeuvre de Léonard de Vinci”, com explicações de Vincent Delieuvin, chefe do departamento de quadros do Louvre e curador da exposição.


Uma inovadora função de localização 
Com coleções espalhadas por três alas e quatro pisos de um edifício enorme, por vezes é difícil manter o sentido de orientação. Mas com o apoio da tecnologia de estimativa de localização da Nintendo, os visitantes já não têm desculpa para se perderem num dos maiores museus do mundo. O novo guia áudio, com o seu mapa do museu, permite-lhes verem onde estão em qualquer altura e graças aos dois ecrãs da Nintendo 3DS, podem até visualizar o mapa principal do piso em que estão e a sua posição exata.

3D sem óculos
Animações interativas, modelos 3D de grandes obras, imagens 3D dos espaços do museu… Talvez queira ver a parte de trás da Vitória de Samotrácia mas não consegue contornar a estátua porque está colocada em frente a uma parede? Com a tecnologia 3D, os visitantes podem admirar as obras de arte a partir de qualquer ângulo!

Fotos em HD 
Muitas fotografias em alta definição acompanham os comentários, ajudando os visitantes a identificar cada objeto e a aceder a informações adicionais. Use o zoom HD e observe bem os detalhes de cada obra: investigue a paisagem por trás da Mona Lisa, tente reconhecer as personagens retratadas em A consagração do imperador Napoleão (de Jacques-Louis David) e admire a arquitetura mostrada em As Bodas de Caná (de Veronese).

Se está a planear uma viagem a Paris no futuro próximo, visite o museu Louvre e descubra como o Audioguide Louvre - Nintendo 3DS garante uma nova perspetiva sobre a relação entre as consolas portáteis e o mundo da cultura. Para mais informações sobre a Nintendo 3DS visite o site oficial.
*O guia áudio está disponível em francês, inglês, alemão, coreano, espanhol, italiano e japonês.
[Nota: o texto apresentado neste artigo foi retirado de um comunicado oficial da Nintendo Ibérica.]