Notícias

Análises

28 de outubro de 2011

Actualização da eShop

Foram hoje reveladas as melhorias para a eShop, que estarão disponíveis no próximo mês de novembro. O que poderá não ser surpresa para muitos, por já terem sido "anunciadas" previamente, estas novidades vêm acompanhar as outras novidades anunciadas na semana passada.

Talvez a funcionalidade mais pedida por muitos será o sistema de demonstrações, em que as companhias poderão colocar demos dos seus jogos, e poderão também colocar um número limite de vezes que é possível jogar (algo que poderá vir a ser frustrante para os jogadores).
Também neste update de novembro será introduzida a possibilidade de serem lançados conteúdos por download adicionais (DLC), através da eShop, e um sistema de micro-transacções. Esta actualização irá permitir que as descargas da eShop sejam possíveis mesmo enquanto a consola está em modo de descanso.

Encontra-se também em desenvolvimento um sistema de navegação da eShop através de um computador ou um telemóvel. No entanto não será possível efectuar compras directamente: o serviço, quer no computador quer no telemóvel, apresentará um Código QR que, ao ser fotografada com a 3DS, nos levará directamente para a página de jogo na eShop.

Tudo isto faz parte do plano da Nintendo de promover, melhorar e implementar novos serviços na 3DS até ao final do ano. Juntamente com o anúncio de duas novas cores, são boas novidades para tanto já possuidores da consola como para quem tenciona comprar (ou pedir) uma 3DS pelo Natal!
Ler Mais >

25 de outubro de 2011

Novas cores da Nintendo 3DS


As já aguardadas novas cores da Nintendo 3DS estarão disponíveis brevemente! As cores Rosa Coral e Branco Neve estarão disponíveis dias 18 de Novembro e 2 de Dezembro, respectivamente.
À semelhança do que já aconteceu anteriormente com o modelo inicial da DS, a consola Rosa Coral será inicialmente lançada como parte de um bundle com Nintendogs + Cats, enquanto que a cor Branco Neve será lançada como parte de um bundle com Super Mario 3D Land.


Em Dezembro deverá ser possível comprar ambas as consolas sem jogos, ainda que não existam informações em concreto. A Nintendo prepara assim um Natal com 5 cores disponíveis, o que poderá alegrar bastante a época a muitos jogadores que, juntamente com os lançamentos de Super Mario 3D Land e Mario Kart 7, poderão ter entre as suas prendas!



Ler Mais >

21 de outubro de 2011

Gravação de vídeo 3D, Caixa Postal e novos jogos na eShop

A Nintendo anunciou hoje um conjunto de novidades que estarão diponíveis para a Nintendo 3DS, desde a aguardada atualização do sistema a novos jogos dispníveis na eShop, assim como novos vídeos 3D. O principal destaque destas novidades é o sistema de gravação de vídeo 3D e a nova Caixa Postal Nintendo.


A atualização de sistema da consola está prevista para o fim de novembro e vai oferecer a possibilidade de gravar vídeos em 3D, que irá permitir gravar até dez minutos de vídeo e criar vídeos de animação "stop-motion" em 3D. Além disso, a Praça Mii StreetPass irá receber mais puzzles para o jogo Troca-Puzzle e uma masmorra completamente nova para o jogo Resgate Mii (StreetPass Quest), para além de um mapa StreetPass que mostra as regiões onde já se tiveram encontros StreetPass. Mais novidades serão anunciadas no futuro.


Já a Caixa Postal Nintendo (Nintendo Letter Box) estará disponível gratuitamente na eShop a partir de dezembro, e vai permitir trocar mensagens com os amigos através dos serviços StreetPass e SpotPass. Estas mensagens escritas poderão ser personalizadas com fotografias 3D e gravações de voz e vêm finalmente dar resposta a uma das principais queixas dos utilizadores da consola, que até ao momento não têm forma directa de comunicar com os amigos.

Através da funcionalidade SpotPass, será disponível descarregar em breve uma série de vídeos 3D da Red Bull e da Eurosport e, no início do próximo ano, uma série de curtas da "Ovelha Choné" em 3D, cortesia da Aardman, estúdio também responsável pela famosa série "Wallace & Gromit".


Foram também anunciadas algumas novidades do muito aguardado Mario Kart 7, que será o jogo de referência para o online na Nintendo 3DS e irá permitir corridas até 8 jogadores em simultâneo através da internet, com gráficos a correr a 60fps mesmo em 3D. Para além de uma nova funcionalidade chamada "Comunidade", que permite criar grupos online com outros fãs de Mario Kart, o jogo vai oferecer um canal Mario Kart (semelhante ao do Mario Kart Wii) que irá fazer uso do SpotPass e do StreetPass para oferecer novos desafios e trocar dados com outros jogadores.

Finalmente, foram anunciados alguns jogos novos para a 3DS que estarão disponíveis na Nintendo eshop. A principal novidade foi o lançamento do 3D Classics Kirby's Adventure, um dos melhores jogos da série Kirby (e também da NES) chega a 17 de novembro numa nova versão adaptada ao 3D, pelo preço de 6€.

Também em novembro chega o jogo Freakyforms: Your Creations, Alive!, que permite dar asas à imaginação. O jogador pode criar os seus próprios "formees" a partir do zero e partir à exploração de um planeta recheado de surpresas. Durante a aventura vai desbloquear dezenas de novas partes de corpos para as suas criações e poderá até redesenhar o mundo à sua volta. É ainda possível partilhar as suas criações com outros jogadores, através do StreetPass e dos códigos QR.


Para os fãs de puzzles será lançado Pullbox, que combina combina quebra-cabeças e plataformas em mais de 250 níveis diferentes, que desafiarão a perspicácia e destreza mental. Neste jogo de empurrar e trepar blocos será possível desenhar os próprios puzzles e partilhar com outros jogadores. Estará disponível em dezembro por 6€ na Nintendo eShop.
Ler Mais >

20 de outubro de 2011

Nova atualização de sistema da Nintendo 3DS em novembro


[Atualização: Houve um mal-entendido relativamente à data de lançamento da nova versão do software, que está agora previsto para fins de novembro.]

A Nintendo of Europe anunciou hoje que a nova atualização de sistema da consola Nintendo 3DS será distribuída a partir do dia 4 de novembro. Conforme previamente revelado na conferência de setembro, realizada antes da Tokyo Game Show, esta atualização irá trazer o suporte para a gravação de vídeo 3D com a câmara da consola, assim como um novo jogo de StreetPass para quem já completou os puzzles e terminou O Resgate Mii (StreetPass Quest). São ainda esperadas novas funcionalidades para a Praça Mii StreetPass e melhorias à Nintendo eShop.

Já amanhã, dia 21 de outubro, irá realizar-se uma nova conferência no Japão, que será transmitida pela internet pelas 12h (GMT). Espera-se que sejam apresentadas estas novas funcionalidades, mas é possível que haja ainda alguma surpresa a caminho! A transmissão poderá ser encontrada no site oficial japonês da Nintendo.
Ler Mais >

19 de outubro de 2011

The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition


Quando Zelda: Four Swords foi lançado para a Game Boy Advance, como um joguinho bónus incluído na adaptação de A Link to the Past, muitos jogadores viram-se impossibilitados de o experimentar: as limitações tecnológicas ditavam que fosse necessário ter um a três amigos com uma GBA, uma cópia do jogo e ainda os cabos de ligação. Tudo isto porque Four Swords era uma aventura exclusiva para 2 a 4 jogadores, sem modo single-player, onde 4 versões do Link teriam de cooperar para resolver puzzles e derrotar inimigos, competindo entretanto pela melhor pontuação. O resultado foi que poucos dos que experimentaram o jogo na altura o pudessem jogar mais do que uma vez, fazendo deste um dos Zeldas mais facilmente ignorados da série.
A propósito das comemorações dos 25 anos da série Legend of Zelda, a Nintendo decidiu recuperar este clássico e, surpreendentemente, oferecê-lo aos fãs. O download de Zelda: Four Swords Anniversary Edition é completamente gratuito (entre 28 de setembro e 12 de fevereiro de 2012) para todos os possuidores de uma Nintendo 3DS, DSi ou DSi XL, através das respectivas lojas digitais. Naturalmente, acaba assim a necessidade de cabos para jogar multiplayer, agora feito através de wireless local. Acaba também a dificuldade de encontrar com quem jogar: é muito fácil encontrar, hoje em dia, alguém no grupo de amigos que tenha uma 3DS ou uma DSi. Mas, mesmo na ausência de amigos com as consolas, acabou também a necessidade de jogar em grupo, graças ao novo modo para um jogador que permite controlar 2 versões do Link em simultâneo.


O modo para um jogador não é fácil, no entanto. Há um grau de dificuldade crescente que faz com que este não seja um "passeio no parque", especialmente nos níveis finais que vão sendo desbloqueados. De resto, aplicam-se as mesmas regras de uma sessão de jogo para dois jogadores, só que o segundo Link é controlado de forma alternada ao original - de certa forma, semelhante ao Kafei em Majora's Mask ou a Medli e o Makar em The Wind Waker. Há algumas dificuldades em jogar sozinho que poderiam ser evitáveis mas são compreensíveis, visto que o jogo original foi construído exclusivamente para 2 a 4 pessoas em simultâneo. Ainda assim, consegue ser bastante divertido e serve também para treinar para as sessões multiplayer.


Além do modo single-player e a possibilidade de jogar sem fios, este remake duplicou a quantidade de cenários jogáveis, com um novo conjunto de mapas alusivos a grandes clássicos da série: A Link to the Past (SNES), Link's Awakening (GB) e The Legend of Zelda (NES). Tanto os gráficos, como os cenários e até a banda sonora são retirados dos jogos originais, fazendo destes os mapas mais apelativos aos entusiastas da série. O facto de só poderem ser jogados depois de concluído o jogo original (pelos 4 jogadores, no caso de uma sessão de jogo a 4) faz com que seja ainda mais gratificante explorá-los.


O equilíbrio entre cooperação e competição é excelente: ganha quem conseguir coleccionar mais "rupees" durante a aventura, pelo que pode sair favorecido quem deixar os colegas para trás. Por outro lado, muitas vezes não é possível avançar sozinho e é essencial colaborar com os outros jogadores. Cada um tem um determinado número de vidas independente dos restantes, mas a morte de um personagem implica a penalização monetária de todos. O resultado, na prática, é pura diversão durante horas a fio, especialmente nas sessões de 4 jogadores — e particularmente hilariante quando alguns começam a tentar "tramar" os outros dentro do jogo! Tal como acontece no jogo Super Mario Bros. Wii, também para 4 jogadores, Zelda: Four Swords acaba por ser uma plataforma de puro entretenimento onde a real diversão está na interacção com os amigos.

O download é mais do que obrigatório, ainda por cima sendo gratuito. No entanto, mesmo que fosse cobrado, há tanto valor neste jogo (ainda para mais com as novidades deste remake) que fariam dele uma compra obrigatória na categoria "premium" de jogos da Nintendo eShop.
Ler Mais >

13 de outubro de 2011

Primeiro torneio Online de Pokémon Black e White



Já abriu o registo para a primeira competição online (oficial) de Pokémon, para os jogadores de Pokémon Black e Pokémon White! O registo é feito através do Pokémon Global Link desde 12 de Outubro, até dia 19. O torneiro irá permitir até 35 mil jogadores e terá início a 20 de Outubro, decorrendo até ao dia 24. No final, todos os resultados serão apresentados no site do Pokémon Global Battle Union.

Para os interessados, seguem as principais regras do torneio:
  • Todos os combates serão feitos em batalhas duplas (double battle);
  • Antes de cada combate, é obrigatório ter entre 4 a 6 pokémon na Battle Box;
  • Apenas os pokémon da região Unova são permitidos;
  • Os pokémon Victini, Reshiram, Zekrom e Kyurem não são permitidos;
  • Todos os pokémon de nível igual ou superior a 51 serão nívelados para o nível 50 durante o combate.
Aproveitem e adiram a outras promoções do Global Link, como um Banette especial e o C-Gear de Charizard. Para tal basta acederem à página de Promotions e inserir os códigos BANETYahooGames para Banette e EUPGL102011 para o C-Gear!

Boa sorte a todos!
Ler Mais >

10 de outubro de 2011

Super Mario 3D Land e Mario Kart 7 em Português

Os possuidores de uma Nintendo 3DS que gostem de utilizar a consola em Português têm agora mais um motivo para antecipar o lançamento dos novos jogos do Mario, uma vez que tanto o Super Mario 3D Land como o Mario Kart 7 serão localizados para a nossa língua. Até ao momento, apenas o jogo Nintendogs + Cats incluía essa opção, no que diz respeito a jogos publicados pela Nintendo.
 
Relembramos que o lançamento do Super Mario 3D Land está previsto para o dia 18 de novembro e o do Mario Kart 7 para o dia 2 de dezembro de 2011. Podem ler as nossas impressões sobre estes e outros jogos aqui e ainda consultar os restantes lançamentos para o final de 2011.
Ler Mais >

3 de outubro de 2011

Professor Layton and Pandora's Box


Professor Layton and the Curious Village foi um marco incontornável nos jogos da Nintendo DS e teve uma aceitação extraordinária, tanto da parte da crítica, como do público. O seu conceito inovador, a qualidade dos puzzles e o argumento surpreendente foram apenas alguns dos ingredientes para o sucesso do jogo. As expectativas para uma sequela eram elevadas, mas conseguiria Professor Layton and Pandora's Box superá-las?


Tudo começa quando o mentor de Layton lhe envia uma carta a falar de uma caixa misteriosa conhecida como Elysian Box, acerca da qual existem rumores de que todos os que a abrirem estão condenados a morrer. O professor não consegue deixar um mistério por resolver e parte à procura de respostas, numa aventura que o levará até uma cidade misteriosa onde se diz morar um vampiro. Contar mais do que isto, seria desvendar alguns mistérios, mas a história é tão interessante como a do jogo anterior, ou até mais.

Tal como no jogo anterior, existe um puzzle ao virar de cada esquina. Mesmo tendo aumentado a quantidade de puzzles para resolver em relação a Curious Village, a variedade é impressionante e nunca se tornam repetitivos. Num momento-chave da aventura, há até um mistério que pode (e deve) ser resolvido com uma versão em papel do bilhete de comboio, incluída no manual de intruções.


De um certo ponto de vista, pode dizer-se que Pandora's Box é mais do mesmo: mais puzzles, mais mistérios, mais personagens e sequências de animação. No entanto, quando a quantidade vem de mãos dadas com a qualidade, é difícil criticar esta sequela por se basear muito na fórmula do original. A jogabilidade é essencialmente a mesma, com os enunciados dos puzzles no ecrã superior e a introdução das respostas no ecrã tátil da consola. O enredo, sendo mais complexo e melhor construído, pode não ter o mesmo impacto do primeiro, mas consegue ser igualmente surpreendente. Como a aventura é independente, não é necessário ter jogado o anterior (embora seja recomendado por ser também um jogo fantástico). Escusado será falar na banda sonora e qualidade das animações, tudo executado de uma forma exemplar.


A segunda aventura de Layton é mais uma razão para se perder horas a fio na Nintendo DS. Um jogo excelente, tanto para miúdos como graúdos (desde que saibam inglês), desde que gostem de uma boa história e de pensar um bocadinho.

Ler Mais >