Notícias

Análises

30 de agosto de 2011

Os 10 jogos NES do Programa de Embaixadores


Foram finalmente anunciados os 10 jogos NES que poderão ser descarregados gratuitamente para a Nintendo 3DS através do Programa de Embaixadores. Conforme anteriormente referido, o Programa de Embaixadores da Nintendo 3DS é aplicado a todas as consolas que tenham sido adquiridas antes da baixa de preço efectuada a 12 de Agosto de 2011.

Já no dia 1 de Setembro, ficarão disponíveis os seguintes jogos para download através da eShop:
  • Balloon Fight
  • Donkey Kong Jr.
  • Ice Climbers
  • Mario & Yoshi
  • Mario Open Golf
  • Metroid
  • Super Mario Bros.
  • The Legend of Zelda
  • Wrecking Crew
  • Zelda II: Adventures of Link


Para aceder a estes conteúdos dentro da eShop, basta ir à opção "Definições/Outros" (Settings/Other) e, de seguida, carregar em "Títulos que Descarregou" (Your Downloads). Nesses ecrãs, são apresentados os títulos associados à conta da consola, surgindo automaticamente os 10 jogos NES como já adquiridos.


Para efectuar o download, basta escolher a opção "Descarregar Novamente" (Re-download) a partir da própria lista ou então na página de "Informação do Título" (Software Info). De acordo com a página da Nintendo of America – pelo que poderá ser diferente na Europa – será ainda incluído um "Certificado de Embaixador" (Ambassador Certificate), uma pequena aplicação que consiste num vídeo dedicado aos embaixadores e que permitirá receber atualizações via SpotPass para informar quando novos títulos grátis estejam disponíveis.

Dos 10 jogos GBA anunciados para este programa, conhecem-se apenas os seguintes: Yoshi's Island, Metroid Fusion, Wario Ware, Mario Kart: Super Circuit, Mario vs. Donkey Kong, Kirby and the Amazing Mirror e Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3. Assim que hajam novas informações, contem com uma actualização no Meus Jogos DS!
Ler Mais >

22 de agosto de 2011

Nintendo DS e 3DS: Principais lançamentos 4º trimestre 2011 [Atualizado]

A Nintendo divulgou a lista de lançamentos previstos para as suas consolas até ao final de 2011, onde se encontram grandes títulos das suas principais séries. Com um novo jogo do Super Mario, um novo Mario Kart, Professor Layton e até uma aventura multiplayer de Legend of Zelda, o difícil será encontrar tempo livre para todos os jogos! Se a lista de jogos previstos para o terceiro trimestre foi marcada por alguns lançamentos adiados (até mesmo para 2012), esta conta com várias datas por confirmar, sendo muitas vezes assegurado apenas o mês de chegada ao mercado. Assim sendo, esta notícia será atualizada com as datas definitivas assim que sejam divulgadas.

De 28 de setembro até 20 de fevereiro de 2012, é possível fazer download do jogo The Legend of Zelda: Four Swords Anniversary Edition através do serviço DSiWare. O jogo, cujo download é completamente gratuito, é um remake do clássico da GameBoy Advance que permite entre 2 a 4 pessoas partir à aventura e explorar diversas masmorras, competindo pela melhor pontuação, mas com a necessidade de cooperar entre si para resolver puzzles e derrotar alguns inimigos. Em relação ao original, foram acrescentadas novas áreas inspiradas noutros jogos da série e ainda a possibilidade de jogar sozinho (ver trailer). Esta oferta da Nintendo surge no âmbito das comemorações do 25º aniversário da série The Legend of Zelda e está disponível para as consolas Nintendo 3DS, DSi e DSi XL. O novo jogo da série, Skyward Sword, é um exclusivo Wii e tem o lançamento europeu previsto para o dia 18 de novembro.
O mês de outubro é dedicado à Nintendo DS, com a chegada de Kirby Mass Attack no dia 28. A nova aventura do adorável herói cor-de-rosa tira partido do ecrã tátil da consola, ao estilo de Kirby's Power Paintbrush, e tem maior foco na componente de puzzles do que nas plataformas, sendo possível controlar até 10 cópias do herói em simultâneo para prosseguir na aventura. Já os fãs de RPGs poderão contar com Dragon Quest Monster: Joker 2 no dia 7 de outubro, a sequela do mais popular spin-off da série Dragon Quest que promete agradar até aos fãs de Pokémon devido à sua forte componente de coleccionismo das diferentes criaturas. Para os viciados em Tetris, fica a boa notícia de que um novo jogo será lançado para a Nintendo 3DS a 21 de outubro.

Apesar de tudo, o mês mais aguardado pelos possuidores de uma Nintendo DS será mesmo novembro, graças ao lançamento de Professor Layton and The Spectre's Call — a última aventura recheada de puzzles do Professor Layton nesta consola, e também a que explica como tudo começou, dando origem a uma nova trilogia que terá continuidade, mais tarde, na Nintendo 3DS.  Com a data de lançamento prevista para 25 de novembro, este é, muito possivelmente, o último grande jogo a sair na Nintendo DS. Infelizmente, a versão europeia não irá incluir London Life, um RPG bónus existente nas versões japonesa e americana. Quem tiver interesse neste RPG (ver trailer) poderá importar a versão americana Professor Layton and the Last Specter já a partir de 17 de outubro.

Já a Nintendo 3DS conta com o seu primeiro grande jogo original (excluindo remakes e adaptações de outras consolas) durante o mês de novembro: Super Mario 3D Land, dos criadores do fantástico Super Mario Galaxy (Wii), é a nova aventura 3D do Super Mario e acerca da qual já partilhamos as nossas primeiras impressões, bastante positivas. Um jogo de Mario como nunca houve, que tenciona misturar o melhor dos jogos 2D com a liberdade de movimentos dos jogos 3D e que promete deliciar todos os possuidores da consola. Este fantástico jogo de plataformas tem o seu lançamento previsto para o dia 18 de novembro.

Caso um jogo de plataformas que misture o melhor dos jogos 2D com os 3D não seja suficiente, há ainda o lançamento de Sonic Generations marcado para o mês de novembro (ver trailer). A versão 3DS inclui níveis completamente diferentes dos desenhados para as outras consolas e promete trazer recordações dos tempos em que a rivalidade Mario e Sonic marcava qualquer conversa que envolvesse videojogos.

Também esperada para o mês de novembro, está a adaptação do jogo Tales of the Abyss. Este RPG da Playstation 2 nunca teve lançamento europeu, mas é considerado pelos fãs como um dos melhores jogos da série Tales. Infelimente, é possível que este seja um jogo difícil de encontrar nas lojas, pelo menos em Portugal. Já para o mês de dezembro, está confirmado o lançamento de Super Pokémon Rumble, uma nova versão de um jogo originalmente lançado digitalmente para a Wii. O jogo, que chega logo no dia 2, promete agradar os mais novos que sejam fãs de Pokémon, e não sejam tão exigentes com o aspecto visual.

Mas o verdadeiro presente de Natal que todos irão querer no sapatinho é mesmo o novo Mario Kart 7. O extremamente popular jogo de corridas está melhor do que nunca e será o primeiro jogo na Nintendo 3DS a apresentar gráficos 3D renderizados a 60fps — nós já jogámos e não nos cansamos de dizer que o efeito é espectacular! Mas como nem só os visuais são importantes, Mario Kart 7 traz ainda algumas novidades como uma asa delta que permite planar após alguns saltos e uma hélice que permite andar debaixo de água, dando origem a pistas bastante originais sem fugir aos elementos que fazem de Mario Kart uma série tão divertida e viciante desde a Super Nintendo. Podem ler mais sobre o jogo aqui. A data prevista de lançamento é 2 de dezembro e, segundo comunicado oficial da Nintendo, será incluído um novo modo de condução visto na primeira pessoa, controlado com o sensor de movimentos da Nintendo 3DS.


Queremos saber com que jogos estão mais entusiasmados, partilhem a vossa opinião na secção de comentários ou na nossa página no Facebook!
Ler Mais >

12 de agosto de 2011

Actualização do Programa de Embaixadores da 3DS


A Nintendo anunciou hoje mais uma medida para que todos os possuidores da Nintendo 3DS, que compraram a consola antes de 12 de Agosto, possam pertencer ao Programa de Embaixadores anteriormente anunciado. Para aqueles que não conseguiram aceder à eShop, basta terem o talão de compra ou um comprovativo de compra da vossa consola, assegurando assim que recebem os 20 jogos gratuitamente. Para mais informações podem aceder à página dedicada em Programa Embaixadores Nintendo 3DS.

Embora se encontre ainda ausente uma notificação a informar se já estamos inscritos, brevemente estará disponível uma ferramenta online em http://ambassador.nintendo-europe.com, que embora não funcione de momento (o link abre apenas o site da Nintendo Europe), terá dois propósitos:
  • Confirmar se o utilizador está inscrito no Programa de Embaixadores Nintendo 3DS, sendo apenas necessário introduzir o número de série da consola, que se encontra na parte detrás da mesma;
  • Inscrever os que não se ligaram à eShop antes do dia 12 de Agosto, inserindo os dados necessários, sendo necessário o talão de compra;

A actualização de preço já chegou às lojas! Já a partir de hoje, o preço actualizado da 3DS ronda os 170€. Com a chegada de grandes títulos como Star Fox 64 3D, Super Mario 3D Land e Mario Kart 7 (cujas demos já foram testadas e escrevemos aqui), a cor Flame Red (Vermelha) que poderá sair a tempo do Natal e com esta queda de preço, são cada vez mais os incentivos para possuir uma Nintendo 3DS!
Ler Mais >

9 de agosto de 2011

Pokédex 3D


Os fãs de Pokémon tiveram uma grande surpresa com o lançamento da Nintendo eShop: uma aplicação gratuita dedicada especialmente aos jogadores de Pokémon Black e Pokémon White (mas não só), onde é possível ver em 3D todos os monstros desta última geração, assim como informação bastante detalhada do seu Pokédex.


Com o download da aplicação, estão incluídos apenas 16 pokémon. Os restantes são obtidos através do modo SpotPass da consola, que oferece diariamente um máximo de 3 criaturas. É possível também obter novas entradas no pokédex através de amigos com transferências por wireless e, em alguns casos, com códigos especiais de Realidade Aumentada. Como em tudo na série Pokémon, um dos principais objectivos é coleccionar todos e algumas criaturas só serão desbloqueáveis através de trocas com amigos.


Os pokémon em 3D estão muito bem modelados e animados (muitos estão mesmo excelentes) e as informações apresentadas são bastante úteis: tudo aquilo que é preciso saber, mas sem chegar ao pormenor extremamente técnicos de páginas como o serebii.net. Mas nem só de informações vive esta aplicação. Aliás, a sua melhor funcionalidade é a interacção com os códigos de Realidade Aumentada que foram criados para cada criatura. Estes podem ser encontrados na internet ou em revistas de jogos, por exemplo, mas também podem ser impressos ou até mesmo desenhados com facilidade numa folha quadriculada, por exemplo.

 

Com estes códigos, é possível fotografar os pokémon preferidos em qualquer lado, e até vários em simultâneo. Infelizmente, nem a resolução da câmara é aproveitada, nem o efeito 3D. Ainda assim, as pequenas fotos ficam guardadas no cartão SD da consola e podem ser partilhadas como qualquer outra foto da 3DS. Ao utilizar bastante a câmara com diferentes pokémon, será desbloqueado um modo que permite utilizar qualquer imagem como fundo e sobrepor os monstros depois — o resultado é bastante divertido!


Pokédex 3D não leva pontuação, mas fica a nota de que é um download obrigatório e deixamos ainda um pequeno brinde aos nossos leitores, que podem abrir na aplicação:
Ler Mais >

5 de agosto de 2011

Super Mario Land


Qual é o jogo mais estranho de sempre do Super Mario? Talvez não seja este, mas encontra-se certamente na lista das 5 aventuras mais estranhas deste canalizador. Super Mario Land foi o primeiro jogo de plataformas do Super Mario para a GameBoy e, ao contrário dos jogos da série principal, não se passa no Mushroom Kingdom nem conta com a princesa Peach. Desta vez, quem se encontra em perigo é Daisy, a princesa de Sarasaland — e que ainda hoje é uma personagem recorrente em jogos do Mario.

 

A mecânica de jogo é essencialmente a mesma do Super Mario Bros. para a NES: correr, saltar em cima dos inimigos, apanhando moedas e power-ups até chegar ao final do nível. No entanto, há mais diferenças do que semelhanças. As bolas de fogo são disparadas num ângulo de 45º para o chão e fazem ricochete em direcção ao espaço, a não ser em níveis que tenham um tecto. Saltar em cima de uma tartaruga faz com que esta se recolha numa carapaça e acabe por explodir - o que irá desapontar quem pense já estar seguro. Há ainda um nível num avião e outro num submarino, em que o jogo muda completamente de género para um shooter lateral. Os próprios níveis são estranhos em termos de estilo visual, especialmente quando se vê estátuas Moai em toda a parte.


Infelizmente, o jogo tem poucos níveis para explorar, o que faz com que acabe muito depressa: afinal, a Daisy não estava noutro castelo. É possível escolher um modo mais difícil depois de o terminar, mas a verdade é que o jogo oferece poucos incentivos para repetir. É divertido, mas não tão viciante como os outros jogos da série — mesmo sendo um jogo de 1989, é muito difícil evitar comparações numa série com um historial de excelência. Vale pela experiência e pelo baixo preço na Nintendo eShop, mas não estamos a olhar para um dos melhores jogos de plataformas de sempre.

Ler Mais >

1 de agosto de 2011

Parceria entre Nintendo e TMN


A funcionalidade de SpotPass terá um serviço mais abrangente a partir de agora. Embora já anunciado no evento de apresentação da Nintendo 3DS na Europa, onde o logotipo da TMN foi visto entre diversas outras operadoras europeias, só agora esta parceria se tornou realidade. O serviço é gratuito e automático, funcionando enquanto a consola se encontra em modo de descanso, e dispensa a criação de utilizadores e passwords, sendo apenas necessário que as permissões de actualizações via SpotPass sejam aceites.


Através dos 1600 hotspots (pontos de acesso) públicos em Portugal, graças ao serviço Wi-Fi PT, muito conhecido pela sua principal cobertura em centros comerciais, os possuidores de 3DS terão actualizações automáticas dos diversos serviços na consola, sejam elas de sistema, dos jogos que já possuem e vídeos da aplicação Nintendo Video. Esta inovadora funcionalidade da consola torna-se uma realidade mesmo fora de casa.

Para receber conteúdo automaticamente, basta ir às Definições da Consola e escolher:
Definições de Internet > SpotPass > Downloads Automáticos de Aplicações

Para conhecer as localizações dos hotspots distribuídos pelo país, e encontrar os locais mais próximos, basta ir a Locais Zona Wi-Fi PT
Ler Mais >