Novidades sobre a actualização da Nintendo 3DS

Chega já na semana a muito esperada actualização para a Nintendo 3DS que irá disponibilizar a Nintendo eShop e o navegador de Internet. A loja estará disponível no próximo dia 7 de Junho e conta com várias categorias de software: 3DSWare, 3D Classics, DSiWare e Virtual Console. Para além das diversas aplicações e jogos anunciados para a loja virtual, serão adicionados novos produtos semanalmente, à quinta-feira. Dentro da eShop será ainda possível ver trailers dos jogos disponíveis para a 3DS, quer na loja virtual, quer nas lojas físicas, assim como atribuir uma pontuação aos jogos adquiridos. O catálogo vasto de jogos DSiWare estará também disponível na eShop desde o lançamento.


O serviço Virtual Console arranca em força com o lançamento da eShop. No primeiro dia, teremos Super Mario Land, Alleyway e Tennis da Game Boy original, mantendo o seu aspecto original e será possível escolher entre 2 modos de ver o jogo: preto e branco ou os tons de verde característicos da consola. Também será possível suspender os jogos em qualquer altura e retomar do mesmo ponto mais tarde, tal como acontece na consola virtual da Wii. No entanto, o já muito aguardado Link's Awakening DX de Game Boy Color encontra-se ainda inexistente no catálogo e sem data definida de lançamento.


O primeiro software 3DSWare é o Pokédex 3D, que é um lançamento gratuito: uma versão mais avançada do Pokédex existente nos jogos Pokémon Black e White, com mais informações que a enciclopédia existentes nos jogos, entre as quais uma "timeline" de quando e como evoluem as diferentes espécies e quando podem aprender todos os seus ataques. Dos 150 Pokémon de Unova, inicialmente teremos apenas acesso a 16, sendo que diariamente, através da ligação por SpotPass, teremos acesso a 3 Pokémon aleatórios. Também através da leitura de QR Codes (tal como acontece no Editor Mii) e do modo StreetPass para troca de informação entre utilizadores, será possível obter novas criaturas para poderemos completar a lista. Todos os Pokémon poderão ser vistos animados em 3D, em 360 graus, e também podemos tirar fotografias dos nossos monstros favoritos tirando partido dos cartões de Realidade Aumentada incluídos com a consola.


O primeiro jogo da gama "3D Classics", Excitebike, estará disponível de imediato e será gratuito até ao dia 7 de Julho. Esta clássico de NES conta com algumas novidades para além da utilização do efeito 3D, como tirar partido da sua maior resolução do ecrã, ou as pistas e cenários em modelos poligonais e não fundos bi-dimensionais. Contamos com dois modos de jogo, um modo de corrida contra o tempo e outro em que disputamos o primeiro lugar com outros jogadores (controlados pelo computador) e um editor de pistas, onde será possível gravar até 32 pistas. O jogo conta também com um novo modo de utilizar o slider do efeito 3D da consola, onde o ajuste não só altera a profundidade do efeito 3D, mas também dependendo da intensidade altera a distância da câmara de jogo do personagem.


Teremos finalmente acesso ao Navegador de Internet, gratuito, que consegue mostrar imagens em 3D em sites já preparados para tal. Para além da capacidade de poder fazer download das imagens que vemos nesses sites, também será possível fazer upload das imagens que temos na consola. Além disto, a utilização do navegador pode ser feita mesmo enquanto estamos a jogar. Isto será extremamente útil para quando estivermos encalhados numa parte de um jogo, e podemos então pesquisar na internet e apontar tudo nas Notas de Jogo. Infelizmente, o browser não irá suportar os formatos Flash nem PDF.


Finalmente, esta actualização vai também permitir a transferência da maioria dos jogos de DSiWare das consolas Nintendo DSi e DSi XL para a 3DS. Para além das aplicações, será também possível transferir fotografias, músicas e definições de internet alojadas na DSi. No entanto, há que ter em conta que não será possível transferir software de volta para as consolas da geração anterior.

Para actualizarem a vossa Nintendo 3DS, basta acederem às Definições da Consola no menu principal e, dentro de "Outras Definições", usarem a opção "Atualização".

Latest in Sports