Picross DS


Picross DS é o regresso de um conceito introduzido pela primeira vez no mundo dos videojogos em Mario's Picross na portátil GameBoy e consiste num tipo de puzzle conhecido como "paint by numbers". O nome do jogo significa "picture crosswords", o que é também a melhor forma de o descrever: cada puzzle é uma imagem que pode ser desvendada através do cruzamento das pistas dadas para as linhas e colunas. Para cada linha ou coluna, é apresentado um conjunto de números que indicam a quantidade de quadrados na grelha que deverão ser pintados, e cada quadrado irá representar um ponto da imagem a revelar.


Por exemplo, numa grelha de 5x5, uma coluna com um "5" será completamente preenchida e uma coluna com um "0" ficará vazia. Cada número representa uma sequência de quadrados a preencher, pelo que um "3" nessa coluna irá implicar 3 quadrados pintados em sucessão. Embora soem complexas em teoria, as regras são extremamente fáceis de assimilar, ficando a dificuldade do jogo ao encargo da componente lógica. Mas nem só as regras lógicas podem ajudar: como cada puzzle é uma imagem, conforme se avança no puzzle, mais fácil será identificar alguns quadrados que deverão ou não ser pintados. Felizmente, este jogo foi lançado para a Nintendo DS. A utilização do ecrã táctil para a resolução dos puzzles é simplesmente a única forma prática de os resolver. Os botões da consola têm uma função bastante útil de alternar entre o modo de pintar os quadrados ou marcá-los como vazios.


Os puzzles são muito bem construídos e há uma enorme quantidade de imagens para decifrar. A recompensa, para quem resolve um puzzle dentro do tempo limite, é assistir a uma pequena animação da imagem. Os mais lentos ou penalizados por erros (que descontam no tempo) irão apenas ver essa imagem a cores. Há ainda um excelente modo de criação de puzzles que podem depois ser partilhados por wireless ou através da Internet, e um modo para até 5 jogadores que consiste em pequenos desafios inspirados no modo principal de jogo. Apesar de toda a simplicidade do jogo, é também viciante na mesma medida. Especialmente recomendado a todos os apreciadores de puzzles lógicos como sudoku ou palavras cruzadas.

Latest in Sports