Professor Layton and the Curious Village


A série Professor Layton é um fenómeno de popularidade na Nintendo DS que facilmente se pode compreender. Produzido pela Level-5 e distribuído na Europa pela Nintendo, Professor Layton and the Curious Village foi o jogo que deu origem a uma das melhores sagas existentes na consola.

A jogabilidade é focada na resolução de puzzles e enigmas que são apresentados ao Professor Layton e o seu aprendiz Luke, enquanto exploram a vila de St. Mystére. O ecrã superior é utilizado para apresentar o enunciado, enquanto que o ecrã táctil ilustra o puzzle em questão. Alguns enigmas são resolvidos através de interacção com os elementos apresentados no ecrã, outros requerem a introdução de uma resposta (geralmente numérica). Os puzzles são verdadeiros quebra-cabeças, mas nunca se revelam frustrantes. Em caso de dificuldade, são disponibilizadas 3 ajudas que poderão ser utilizadas ao custo de "hint coins" que Layton recolhe durante a aventura.


Fosse este jogo um mero conjunto de puzzles, teríamos já um excelente produto. No entanto, o que faz deste jogo um produto especial é todo o valor acrescentado. A aventura principal é caracterizada por uma envolvente história de mistério, acompanhada em pontos chave por sequências de animação com um estilo artístico digno dos melhores filmes de animação, enriquecidas pelo voice acting com sotaque britânico, que se enquadra perfeitamente no ambiente do jogo.


Há muito para explorar nos cenários do jogo, incluindo algumas side-quests e puzzles escondidos que não fazem parte da história principal. Além dos puzzles disponibilizados com o jogo, é possível ligar à Nintendo WFC para fazer download de novos enigmas, garantindo assim uma grande longevidade para o jogo.


Professor Layton and the Curious Village é um jogo obrigatório para todos os possuidores de uma Nintendo DS que gostem de puzzles e mistérios. Sendo acessível a toda a família (desde que compreendam inglês), o mais difícil será deixar de o jogar.

Latest in Sports